25 de novembro de 2008

qnto tempo a gente num entra mais nessa joça, vlw pessoal foi um otimo blog, pena q o marco num deu O

31 de março de 2008

link para o youtube

http://br.youtube.com/watch?v=X9qAi-YVWwA

Vídeo onde Venceslau Bráz assina a declaração de guerra.

30 de março de 2008

Washington Luís #2

O Governo


Por suspender o estado de sítio e a censura à imprensa que vigoraram no governo de Artur Bernardes, o governo de Washington Luiz foi recebido com grande otimismo, embora tivesse recusado anistia aos revoltosos de 1922 e de 1924. Tal expectativa, contudo, dissipou-se em virtude do retorno da censura à imprensa, da pouca sensibilidade para com as questões sociais, da crise econômica de 1929 e da indicação do paulista Julio Prestes como candidato oficial à sucessão presidencial. A Revolução de 1930 pôs fim ao governo de Washington Luiz e à denominada República Velha.

Artur Bernardes #2

O Governo



O governo de Artur Bernardes dedicou-se a neutralizar as forças políticas que haviam se oposto à sua candidatura, intervindo no Estado do Rio de Janeiro e forçando o governo do Rio Grande do Sul a assinar o Pacto de Pedras Altas. A ocorrência de novo levante tenentista (São Paulo, 1924) deu origem à Coluna Prestes. A reforma da Constituição, em 1926, realizou-se em um contexto político de poucas liberdades e teve como principal característica o fortalecimento do Poder Executivo.

Epitácio Pessoa #2


O governo de Epitácio Pessoa caracterizou-se pela instabilidade política. A nomeação de civis para as Pastas militares provocou a reação de setores do Exército, exemplificada pelo movimento tenentista. A essa insatisfação logo se somariam a das oligarquias dissidentes e a dos novos atores sociais urbanos, principalmente os operários. Intelectuais de distintas procedências e alinhados por correntes diversas de pensamento manifestaram-se por meio da Semana de Arte Moderna, da fundação do Partido Comunista, da fundação do Centro Dom Vital e da revista A Ordem.

Delfim Moreira #2



Governando interinamente durante quase oito meses e não gozando, ele próprio, de boas condições de saúde, Delfim Moreira manteve o Ministério escolhido por Rodrigues Alves, no qual se destacava o Ministro da Viação, Afrânio de Melo Franco.

Venceslau Brás #2

O Governo



Durante o governo de Wenceslau Brás caracterizado por grande austeridade financeira, foi promulgado o Código Civil Brasileiro e encerrada a Guerra Sertaneja do Contestado, no sul do país. Em 1917, o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Império Alemão e, em seguida, declarou-lhe guerra.

Hermes da Fonseca #2

O governo


Logo em seu início, o governo de Hermes da Fonseca enfrentou a Revolta dos Marinheiros, liderada por João Cândido. Por sugestão de Pinheiro Machado, dirigente do Partido Republicano Conservador, e de militares próximos ao Presidente foi instituída a Política das Salvações que, na prática, significava a intervenção federal nos estados cujas oligarquias se opuseram à candidatura do marechal.

Nilo Peçanha #2

O governo


Eleito Vice-Presidente da República, Nilo Peçanha chegou à Presidência com a morte de Afonso Pena. Durante o governo Nilo Peçanha foi concedido grande impulso ao ensino técnico-profissional, reorganizado o Ministério da Agricultura e criado o Serviço de Proteção ao Índio.

29 de março de 2008

Dinheiro II

Entre as personalidades nas notas estavam presentes no anverso efígies de presidentes, como Afonso Pena (na nota de 100 mil-réis).

28 de março de 2008

Video

Observe a vestimenta e o transporte da época. (locomotivas). Chegada de Artur Bernardes a Belo Horizonte.

27 de março de 2008

Caricatura de Rodrigues Alves

"A Água Lava Tudo". Rodrigues Alves e Oswaldo Cruz. Álbum de recortes de jornais e revistas reunidos por Oswaldo Cruz, década de 1900. Caricatura de J. Carlos. Acervo Casa de Oswaldo Cruz.

Afonso Pena #2

O governo


O governo de Afonso Pena caracterizou-se pelos esforços de colonização e saneamento do interior do país, tendo à frente o Marechal Rondon, pela expansão da malha ferroviária e pela pesquisa e exploração de recursos minerais. Afonso Pena morreu em 1909, sem completar seu mandato.

Rodrigues Alves #2

O governo




O governo Rodrigues Alves adquiriu grande projeção em virtude dos êxitos obtidos pela política externa brasileira, liderada pelo Barão do Rio Branco, e pelas iniciativas de remodelação e saneamento da Capital Federal, tendo à frente Oswaldo Cruz, Pereira Passos, Francisco Bicalho e Paulo de Frontin. No último ano do governo, e contra a vontade do Presidente, foi concluído o Convênio de Taubaté, que instituía a política de valorização do café.

26 de março de 2008

Dinheiro


Campos Sales na Nota de 10 réis de 1925.

Campos Sales #2

O governo

selo de Campos Sales

O governo de Campos Sales caracterizou-se pela instituição da Política dos Governadores, mediante a qual asseguravam-se cargos políticos às oligarquias regionais em troca de apoio ao Executivo federal, e por uma política financeira austera, de redução das despesas públicas, de criação de novos impostos e de negociação do funding-loan com os credores internacionais.

Caricatura de Washington Luís


Prudente de Morais #2

O governo




O governo de Prudente de Morais não foi um governo pacífico. A oposição dos florianistas, a reorganização do Partido Monarquista, as medidas antiinflacionárias do governo, a queda do preço do café no mercado internacional, além do movimento sertanejo de Canudos, tornaram frágil o governo do Pacificador, parecendo ameaçar a ordem republicana. Resistindo a tudo isso, Prudente de Morais conseguiu.

25 de março de 2008

Caricatura de Prudente de Morais

"Mas o chefe de Estado, prudentíssimo e ali ao lado, retirou-se sem cair na côva que lhe fôra destinada."

Washington Luís



Washington Luís Pereira de Sousa nasceu em Macaé no dia 26 de outubro de 1869 e morreu em São Paulo no dia 4 de agosto de 1957. Foi um historiador e político brasileiro, presidente do estado de São Paulo , 13º presidente do Brasil e último presidente da República Velha.
Foi deposto em 24 de outubro de 1930, 21 dias antes do término do mandato, por forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na chamada Revolução de 1930.
Sua alcunha (apelido) era Paulista de Macaé, pois, embora nascido no estado do Rio de Janeiro, sua biografia foi toda construída em São Paulo.

Artur Bernardes


Arthur da Silva Bernardes nasceu emViçosa no dia 8 de agosto de 1875 e morreu no Rio de Janeiro no dia 23 de março de 1955, foi um político brasileiro, presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1922 até 15 de novembro de 1926.
Após formar-se na "Faculdade Livre de Direito" - atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - iniciou sua carreira política como vereador e presidente da Câmara Municipal de Viçosa em 1906. Foi também deputado federal (de 1909 a 1910 e de 1915 a 1917), e presidente do estado de Minas Gerais entre 1918 e 1922, além de ocupar a secretaria de finanças do mesmo estado em 1910.

24 de março de 2008

Epitácio Pessoa


Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa nasceu em Umbuzeiro(Paraíba), no dia 23 de maio de 1865 e morreu em Petrópolis, no dia 13 de fevereiro de 1942, foi um político e jurista brasileiro, presidente da república entre 1919 e 1922, apoiado pelos cafeicultores do Sudeste, deu especial atenção à região Nordeste durante seu governo. Seu período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central. Foi ainda deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional da Haia.

Delfim Moreira


Delfim Moreira da Costa Ribeiro nasceu em Cristina(Minas Gerais), no dia 7 de novembro de 1868 e morreu em Santa Rita do Sapucuí, no dia 1º de julho de 1920, foi um político brasileiro e presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1918 e 28 de julho de 1919, que assumiu o governo em substituição do presidente reeleito Rodrigues Alves,morto logo após tomar posse.

Venceslau Brás


Venceslau Brás Pereira Gomes nasceu em São Caetano da Vargem Grande(Minas Gerais), no dia 26 de fevereiro de 1868 e morreu em Itajubá, no dia 15 de maio de 1966, foi um político brasileiro, apoiado pelos fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, e presidente do Brasil entre 1914 e 1918, com um pequeno afastamento de um mês em 1917 por motivo de doença. Governou o Brasil durante a Primeira Guerra Mundial.

18 de março de 2008

Hermes da Fonceca


Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca nasceu em São Gabriel no dia 12 de maio de 1855 e morreu em Petrópolis no dia 9 de setembro de 1923. Foi um político militar gaúcho apoiado pelos fazendeiros do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, presidente do Brasil entre 1910 e 1914.

17 de março de 2008

Nilo Peçanha



Nilo Procópio Peçanha nasceu em Campos dos Goytacazes no dia 2 de outubro de 1867 e morreu no Rio de Janeiro no dia 31 de março de 1924. Foi um político fazendeiro fluminense que assumiu a presidência da república após o falecimento de Afonso Pena, em 14 de junho de 1909, e governou até 15 de novembro de 1910.

Afonso Pena


Afonso Augusto Moreira Pena nasceu em Santa Bárbara do Mato Dentro no dia 30 de novembro de 1847 e morreu no Rio de Janeiro no dia 14 de junho de 1909. Foi um político brasileiro eleito com o apoio dos fazendeiros de São Paulo e de Minas Gerais. Presidente do Brasil entre 15 de novembro de 1906 e 14 de junho de 1909, data de seu falecimento. Antes da carreira política, foi advogado e jurista.

Rodrigues Aves


Francisco de Paula Rodrigues Alves, nasceu em Guaratinguetá no dia 7 de julho de 1848 e morreu no Rio de Janeiro no dia 16 de Janeirode de 1919. Foi um político brasileiro, Conselheiro do Império, presidente da província de São Paulo, ministro da fazenda, grande fazendeiro de café de São Paulo e quinto presidente do Brasil. Sua gestão foi marcada pelas obras de modernizaçãoda capital federal.
Governou São Paulo por três mandatos: 1887 - 1888, como presidente da província, e como presidente do estado de 1900 a 1902 e de 1912 a 1916.
Último paulista de nascimento a tomar posse como presidente do Brasil, foi eleito duas vezes, cumpriu o primeiro mandato (1902 a 1906), mas faleceu antes de assumir o segundo mandato (que deveria se estender de 1918 a 1922).

13 de março de 2008

Campos Sales


Manuel Ferraz de Campos Sales nasceu em Campinas, no dia 15 de Fevereiro de 1841 e morreu em Santos,no dia 28 de junho de 1913, foi um advogado, político brasileiro e grande fazendeiro, que foi presidente da República entre 1898 e 1902. Além disso foi um dos fundadores do Partido Republicano Paulista.

11 de março de 2008

Prudente de Morais


Prudente José de Morais e Barros nasceu em Itu, no dia 4 de outubro de 1841 e morreu Piracicaba, no dia 13 de dezembro de 1902 foi um político brasileiro e grande fazendeiro paulista, ligado ao Partido Republicano Paulista, terceiro presidente do Brasil e primeiro político civil a assumir este cargo.
Prudente de Morais representava a ascensão da oligarquia cafeicultora e dos civis ao poder nacional, após um período em que essa oligarquia mantinha-se dominando apenas o poder Legislativo

Presidentes de 1894 - 1930

Prudente de Morais
Campos Sales
Rodrigues Alves
Afonso Pena
Nilo Peçanha
Hermes da Fonseca
Venceslau Brás
Delfim Moreira
Epitácio Pessoa
Artur Bernardes
Washington Luís